q Caixa de som wireless: como funciona essa tecnologia - Frahm
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Caixa de som wireless: como funciona essa tecnologia

A caixa de som wireless é um equipamento que proporciona autonomia para o usuário. Por permitir uma conexão a distância entre dois aparelhos distintos, o usuário consegue comandar o equipamento de som sem precisar ir até ele. Além disso, pode ser conectada a diferentes tipos de dispositivos, como smartphone, televisão, tablet etc.

Essa tecnologia é um recurso essencial para os equipamentos mais modernos, por isso é bem provável que seu cliente vai procurar por ela. Quer saber mais sobre a caixa de som wireless, como funciona esta tecnologia e as vantagens de ter esse equipamento em sua loja? Continue com a leitura deste artigo!

 

Como a tecnologia wireless funciona?

 

Wireless é uma tecnologia que permite a conexão sem cabos entre dispositivos diferentes. Por meio da rede sem fio, os dados são transmitidos entre os aparelhos, estando ou não imediatamente juntos fisicamente. O sistema também pode ser usado para acessar o Wi-Fi de roteadores e computadores, bluetooth de smartphones e até dados de satélite. 

Tudo isso é possível por meio da radiação infravermelha, satélite ou radiofrequências, que são radiações eletromagnéticas presentes em telefones móveis, radinhos do tipo walkie-talkies e também na caixa de som wireless.

Através de um Access Point (Ponto de Acesso), um aparelho faz o envio dos dados pelas ondas de rádio, que são captadas por antenas e transmitidas para os dispositivos que estão conectados na rede. Existem quatro tipos de wireless:

  • local (WLAN): usada em computadores, notebooks e tablets, que se comunicam sem fios e cabos, por meio do Wi-Fi;
  • metropolitana (WMAN): permite a ligação entre computadores que estão em cidades diferentes;
  • de curta distância (WPAN): utilizam baixas taxas de transferência para fazer conexões;
  • de longa distância (WWAN): é utilizada na base dos serviços de telefonia celular.

Além disso, a tecnologia wireless pode ser dividida em três padrões principais, que também podem ser encontrados na caixa de som wireless. Veja a seguir quais são e suas vantagens.

 

Padrões de redes Wireless

802.11a 

Esse padrão opera em uma frequência de 5Ghz, que é menos utilizada, por isso torna o sistema mais confiável. Além disso, é um sistema de velocidade mais rápida que o padrão 802.11b, que vai até 54 Mbps. Por outro lado, tem um alcance menor. O sistema começa a ter perda de velocidade depois que atinge 30 metros, em alcances menores sua velocidade fica entre 22 e 40 Mbps.

 

802.11b 

Esse é o tipo de wireless mais popular. Sua velocidade máxima atinge 11 Mbps e alcança no máximo 100 metros em ambiente fechado e 180 metros em ambientes abertos. A velocidade do seu acesso varia de acordo com a distância do ponto de acesso. Quando atinge 20 metros, a velocidade fica em torno de 11 Mbps. Depois que atinge entre 80 a 100 metros, sua velocidade cai para 1 Mbps ou menos. Isso pode levar a uma perda de sinal e tornar a conexão mais lenta. Esse tipo de wireless tem uma frequência de 2.4 Ghz.

 

802.11g

Esse tipo de wireless combina com as versões 802.11a e 802.11b e é conhecido como a tecnologia “G”. Apresenta a mesma velocidade do 802.11a e é compatível com redes 802.11b, além de ser mais barato do que a tecnologia 802.11a. Porém, ainda usa a frequência de 2.4 Ghz, ou seja, pode sofrer interferências de outros dispositivos.  O wireless 802.11g faz uma ponte entre os tipos 802.11a e b, mas é uma versão melhor do que o modelo “b”.

 

802.11n 

Essa versão só foi aprovada em 2009 e vários produtos que contam com esse tipo de wireless foram lançados antes dessa aprovação. Os equipamentos 802.11n podem precisar de um upgrade de firmware para serem totalmente compatíveis com o novo padrão, que deve ter as seguintes especificações técnicas: taxas de transferências disponíveis: de 65 Mbps a 300 Mbps; método de transmissão: MIMO-OFDM e faixa de frequência: 2,4 GHz e/ou 5 GHz.

Todas essas informações sobre o funcionamento da tecnologia wireless se aplicam ao tipo de produto de som que você vende na sua loja. Assim, ter este conhecimento é importante na hora de escolher a caixa de som wireless que será vendida em sua loja para proporcionar uma melhor experiência ao seu cliente.

 

Por que ter caixa de som wireless na sua loja?

 

Os clientes do mercado de som estão cada vez mais exigentes, buscando tecnologias que facilitem a sua vida e proporcionem maior comodidade.  A caixa de som wireless é um exemplo disso, levando-se em consideração todas as características desta tecnologia.

A principal vantagem desse tipo de conexão é permitir que os equipamentos se comuniquem a uma distância maior do que outros recursos, como o bluetooth. Por essas e outras vantagens, que a tecnologia wireless tem sido bastante procurada por quem quer adquirir um novo equipamento de som. Por isso, é fundamental ter equipamentos com esse recurso em sua loja.Quer começar a vender caixa de som wireless na sua loja? Entre em contato com o nosso time de vendedores.

 

O impacto da música nas emoções humanas

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente